O visto para a Arábia Saudita poderá ser requerido nas seguintes modalidades:
- A primeira é o visto eletrônico, o e-visa para a Arábia Saudita, para brasileiros que possuam dupla cidadania como, por exemplo, a cidadania portuguesa ou italiana. Esses cidadãos estão elegíveis para o visto eletrônico utilizando o passaporte europeu.
- A segunda possibilidade são para os brasileiros com o visto americano válido e uma entrada nos Estados Unidos utilizando esse visto, com o carimbo de entrada nos EUA no passaporte. Essas pessoas estão elegíveis para o “visa on arrival”, que será concedido no aeroporto de desembarque na Arábia Saudita.
- A terceira possibilidade é o visto regular que deverá ser solicitado na Embaixada da Arábia Saudita em Brasília.
A Mundial Vistos poderá ajudar em todas as etapas, conheça a lista de documentos exigidos clicando aqui.
Requisitos para requerer o visto para a Arábia Saudita
Informamos que será indispensável cumprir as exigências de elegibilidade para a solicitação do visto, conforme listagem abaixo:
– Comprovar uma renda mensal de no mínimo U$ 1.500 mensais, valor deve ser comprovando por recibo de pagamento e constar o depósito em uma conta bancária em nome do titular do visto;
– A Embaixada Saudita não aceita terceiros como custeadores, exceto para filho menor de 18 anos viajando com o responsável legal custeador ou cônjuge.
– O tempo estimado para todo o processo, após recebermos os documentos, são de aproximadamente 30 dias;
– A Mundial Vistos não se responsabiliza por eventuais prejuízos causados aos solicitantes pela demora na conclusão do pedido, uma vez que os prazos são estipulados por cada país concedente do visto.
Sobre o acordo bilateral Brasil x Arábia Saudita
Pelo acordo firmado entre Arábia Saudita e o Brasil, poderão ser concedidos vistos para a Arábia Saudita de visitas (turismo) para brasileiros, não valendo para fins de migração ou visto de trabalho. Além disso, não se aplicará para as peregrinações do Hajj e Umrah.
Vale atentar para o fato de o acordo estabelecer que qualquer dos dois países tem o direito de recusar a entrada de cidadãos do outro país em seu território, acaso o considere indesejável, reduzir o período de validade do visto, assim como cessar a sua estada no seu território.
Aliás, o acordo enfatiza a necessidade de o titular do visto respeitar as leis, regulamentos e tradições nacionais do país anfitrião durante todo o período de sua estada.
Esse visto será válido por 365 dias, com permanência máxima em território Saudita de 90 dias ao ano.
Menores de 18 anos não poderão requerer o visto de turismo para a Arábia Saudita sem os pais.
O prazo de avaliação consular, após entrega da sua documentação completa na Embaixada, é de 10 a 20 dias úteis. Posteriormente haverá o tempo de devolução do passaporte ao requerente do visto.
Como tirar o visto para a Arábia-Saudita? Qual a validade do visto para a Arábia Saudita?
O prazo de validade do visto será de um ano, durante o qual serão permitidas visitas múltiplas. Contudo, cada visita não poderá extrapolar 90 dias, individualmente, nem superar o limite de 180 dias ao ano, não sendo permitida a realização de trabalho remunerado durante a visita.
Pelo texto do acordo, a entrada em vigor se dará na data da última nota, trocada pelas Partes por canais diplomáticos, confirmando a conclusão dos trâmites internos necessários à sua vigência. Do lado brasileiro, as últimas informações atualizadas do site do Itamaraty, dão conta que o acordo se encontra em tramitação no âmbito do Ministério das Relações Exteriores. Espera-se que, com a aprovação interna na Arábia Saudita, sejam também finalizados os procedimentos no Brasil, para poder efetivamente entrar em vigor.
Documentação requisitada a ser enviada à Embaixada da Arábia Saudita:
Formulário oficial que será fornecido pela Mundial Vistos;
Passaporte com validade mínima de 06 meses (duas folhas em branco em sequência como um livro aberto).
Cópia da primeira folha de identificação do passaporte
2 Fotos 3 x 4 (fundo branco e recente).
Reserva de hotel em território Saudita
Rascunho de formulário preenchido e assinado.
Comprovante de residência em nome do solicitante
Extratos bancários dos 03 últimos meses, de conta-corrente ou poupança em nome do solicitante, com liquidez de USD 1.500,00
Contracheque dos 03 últimos meses, com salário de USD 1.500,00
Reserva aérea, ida e volta
Programa de viagem (itinerário)
Comprovante internacional da Vacina de Febre-amarela, original e cópia
Cópia do RNE – para estrangeiros residentes no Brasil
Carta original e com firma registrada em cartório, da Empresa para qual presta serviço com informativo do salário, cargo, data de início na empresa, e representante da empresa assinando (informando nome, cargo, contato), certificada pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, modelo a ser entregue pela CONTRATADA.
Melhora da conectividade entre Brasil e Arábia Saudita.
Conforme noticiamos anteriormente, a Qatar Airways anunciou que retomou os voos para a Arábia Saudita, depois da assinatura da “Declaração de Al-Ula” pelo Conselho de Cooperação do Golfo, reatando as relações políticas, comerciais e de transporte com o Catar, que haviam sido rompidas em junho de 2017.
A Arábia Saudita somente começou a receber turistas internacionais no segundo semestre de 2019, mas parece evidente que enxergou no turismo, assim como feito por Dubai, uma boa alternativa para diversificar a sua forte economia, hoje baseada no petróleo. Até fins de 2019, havia assinado acordo para emissão de visto de turismo, com pouco mais de cinco dezenas de países, mostrando a importância do acordo celebrado com o Brasil.
É um país rico em cultura e tradição, ocupando a maioria da Península Árabe, cuja maior parte do território é coberta pelo Deserto Arábico. É banhado a oeste pelo Mar Vermelho e a Leste pelo Golfo Pérsico. Como é país de cultura e religião bastante diversa da nossa, recomenda-se que os visitantes tenham cautela e busquem informações mais detalhadas sobre os códigos de conduta adequados para o turismo no país.
Fonte: passageirodeprimeira.com.br
Sobre requisitos de embarque para a Arábia Saudita, acesse o guia dos vistos, clique aqui.