Brasileiros nos EUA
No site do CDC dos Estados Unidos, o órgão informa que viajantes não vacinados devem evitar viagens não essenciais ao Brasil e que, devido à situação atual no País, todos os visitantes podem estar em risco de obter e espalhar variantes da covid-19.
Já a página da Embaixada dos EUA no Brasil informa que o Brasil passou para o Nível 3 nos conselhos de viagens, que diz para reconsiderar o deslocamento. Vale ressaltar que viajantes estrangeiros que desejarem entrar em solo brasileiro precisam apresentar um teste negativo para a covid-19.
Entre as restrições impostas a cidadãos do Brasil, continua em vigor a necessidade de quarentena de 14 noites em um terceiro país, como México, além da apresentação de testes negativos para a covid-19.
Estados Unidos passarão a exigir vacinação contra covid-19 para requerimento de Green Card
De acordo com uma nova medida do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), a partir de 1º de outubro de 2021 será exigido comprovante de vacinação contra covid-19 para candidatos ao green card, documento que permite a residência permanente nos Estados Unidos para cidadãos estrangeiros. Atualmente, o governo estadunidense já solicita comprovantes de diversas outras vacinas, como rubéola, pólio, hepatite B e tétano.
No Brasil, estima-se que existam aproximadamente 1,1 mil candidatos ao green card em espera da fase final de seus processos imigratórios. A longa lista deve-se principalmente ao fechamento parcial da Embaixada dos EUA em Brasília e dos consulados dos EUA no Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Porto Alegre) desde março de 2020, devido à pandemia.
O novo requisito de vacinação será aplicado tanto para solicitantes do documento ainda em seus países de origem aguardando a entrevista final em uma Embaixada ou Consulado americano quanto para aqueles que já se encontram nos Estados Unidos aguardando por um ajuste de status imigratório.
A exceção da nova regra aplica-se somente para solicitantes que sejam muito jovens para receber a vacina, solicitantes que tenham alguma contraindicação médica que não lhes permitam ser vacinados contra a covid-19 ou ainda para aqueles que desejem solicitar uma dispensa da vacinação alegando motivos religiosos ou convicções morais, o que será julgado caso a caso pelo USCIS.
Estados Unidos estudam exigência da vacina para turistas estrangeiros
A Casa Branca informou que continua examinando uma política para permitir a entrada de estrangeiros vacinados nos Estados Unidos, em meio a críticas e protestos das nações europeias devido às restrições de viagens relacionadas à covid-19 que continuam sendo impostas.
No entanto, segundo a secretária de Imprensa, Jen Psaki, as novas regras não foram finalizadas e, por enquanto, as proibições continuam em vigor, apesar dos danos que estão causando às relações entre os EUA e a Europa. No último dia 30/09/2021, a União Europeia reestabeleceu as restrições entre o país, impondo requisitos aos viajantes não vacinados.
“Continuamos a trabalhar em todas as agências federais para desenvolver uma política de viagens internacionais consistente e segura, incluindo viagens da Europa. Isso envolverá intensificar os esforços para proteger o povo americano, inclusive potencializando os protocolos de teste para viagens internacionais. Também pode envolver a garantia de que, com o tempo, os estrangeiros que entram nos Estados Unidos sejam totalmente vacinados, com exceções limitadas”, disse Jen em uma coletiva de imprensa.
A secretária de Imprensa da Casa Branca reforçou que nenhuma decisão foi tomada ainda. Mas os próximos passos podem incluir a exigência de que os turistas estrangeiros sejam vacinados contra a covid-19 para entrar no país norte-americano.
Fonte: Panrotas.