Regras atuais dos principais países
Se você está planejando viajar para o exterior, mas não conhece a diferença entre os tipos de visto e como solicitá-los, saiba agora que, cada país possui regras próprias para receber visitantes, seja sua viagem a turismo, intercâmbio ou negócios.
Falaremos sobre as regras atuais dos principais países, mas saiba que cada país é soberano e poderá alterar essas regras à qualquer momento.
Vistos para visitar ou mudar para os Estados Unidos da América
Quem nunca sonhou em morar nos EUA? A cultura brasileira é muito influenciada pela americana, afinal, consumimos mídia, entretenimento, esportes e até as comidas típicas de lá. Porém, os Estados Unidos são um dos países mais severos quando o assunto é #migração.
Algumas nações possuem acordos bilaterais com os Estados Unidos, já outras sofrem severas sanções. Um exemplo são as alterações e sanções diplomáticas impostas pelo governo Trump em relação ao Irã, Cuba e China.
A forma de obter o #visto para ingressar nos EUA depende principalmente do relacionamento entre os EUA e o lugar onde você nasceu. Para brasileiros, existem opções de visto para os seguintes grupos:
- Atletas (diversos brasileiros lutadores do UFC moram nos EUA com esse tipo de visto);
- Babás intercambistas (programa de AurPair);
- Investidores (ótima forma de ficar por longo período nos EUA legalmente);
- Diplomatas;
- Estudantes de todos os níveis e intercambistas;
- Profissionais domésticos;
- Estagiários;
- Turistas.
Dentre outros que a Mundial Vistos poderá aplicar para você.
DICA:
O propósito da sua viagem, vínculos com o Brasil e a comprovação de um plano para regressar ao seu país são fundamentais para conseguir ter o visto aprovado.
Vistos para morar e trabalhar na América Latina
Morar e trabalhar na América Latina é muito menos rigoroso que nos EUA. Como grande parte dos nossos vizinhos íntegra o Mercosul, visitar países como Argentina, Chile e Uruguai é um processo comum, que requer apenas uma carteira de identidade. Trabalhar nessas nações é um pouco mais complicado, exigindo passaporte e um visto específico, mas que envolve um processo muito mais amigável do que acontece nos EUA.
É possível solicitar um visto de trabalho no Chile depois que estiver lá. Com um pedido pela internet, você consegue especificar uma atuação profissional e marcar um encontro de poucos minutos no Consulado. Assim como fazer uma universidade na Argentina, o requerimento do visto de estudos é muito simples e rápido.
De todos os países que são nossos vizinhos, apenas a Guiana Francesa exige visto antes de ser visitada.
Vistos para o Canadá
O Canadá conta com muitos vistos que podem ser concedidos aos brasileiros. Há um visto para turistas (V-1), outro para residentes temporários (PG-1), os de trabalho (W-1) e um para os estudos (S-1). Cada um deles tem exigências particulares que devem ser cumpridas pelos viajantes, como comprovação de renda ou parentesco com alguém que já é cidadão ou residente do Canadá há algum tempo.
O país oferece ainda uma opção muito atraente para moradores de vários países, inclusive o Brasil. É o visto para imigrantes qualificados. Esse visto é disponibilizado conforme as necessidades do país, seguindo um documento publicado no site do governo canadense.
A lista mostra algumas profissões que estão em falta no Canadá e exige que você demonstre proficiência nelas. Há empregos para profissionais mais comuns, como professores de idiomas, e outros mais complexos, como trabalhadores especialistas na extração de petróleo.
Vistos para a Europa
Os vistos para ingressar na Europa são, assim como aqueles disponibilizados pelos membros do Mercosul, alguns dos mais fáceis de obter. Porém, essa realidade é apenas para quem faz uma viagem a passeio ou a trabalho. Imigrar legalmente é um processo bem mais difícil.
Fazer um mochilão ou passar um tempinho conhecendo a Europa é fácil e você não encontrará nenhuma restrição nas fronteiras. Cerca de 26 países do continente não exigem nenhum tipo de visto prévio, sendo preciso apenas apresentar o seu passaporte válido, comprovante de hospedagem e passagem de retorno, além de comprovar que dispõe de recursos financeiros para se manter durante o período de viagem.
Algumas mudanças foram planejadas para ingressar na Europa a partir de 2023 e o brasileiro precisará obter uma autorização de viagem pela internet, o Etias. Falaremos mais sobre o #Etias em outro post.
Esses são os principais tipos de vistos que os brasileiros mais solicitaram conosco nestes 20 anos de atuação, seja para passear, estudar, trabalhar ou morar no exterior.