Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil
Se você deseja visitar os Estados Unidos como turista, ou estudante, ou para negócios, precisará solicitar o visto americano, junto à Embaixada ou Consulados dos EUA no Brasil. Esse procedimento envolve várias etapas, desde preencher o formulário oficial, pagamento de taxas e acessar o sistema consular para realizar os agendamentos.
Quem precisa ir pessoalmente no consulado para solicitar o visto americano?
Quem está isento de comparecer na entrevista do visto americano?
Os grupos, que estão isentos, geralmente, incluem solicitantes de vistos diplomáticos ou oficiais, entre eles os vistos A-1, A-2, C-3 (com exceção de atendentes ou funcionários pessoais), G-1 a G-4, Nato-1 a Nato-6 e Tecro E-1.
Além das categorias descritas acima, estão isentos da entrevista os solicitantes que renovam vistos de turismo e negócios (categorias B-1, B-2 ou B1/B2). Para estarem isentos, a renovação deverá ser feita dentro de 12 meses após o vencimento do visto anterior, o solicitante tenha pelo menos 18 anos na emissão do visto anterior, faça a solicitação no país de nacionalidade ou residência, nunca tenha tido o visto negado (salvo exceções) e não apresente restrições aparentes.
Quais fatores podem levar o consulado a exigir entrevista mesmo na isenção
O consulado americano pode exigir entrevista do requerente de visto, mesmo nos casos de isenção, por diversos motivos ligados à segurança e análise do histórico do solicitante. Entre os principais fatores que poderão levar à exigência da entrevista, estão:
-
Histórico de negação de visto anterior, que automaticamente exige entrevista para nova solicitação, independentemente da isenção por idade ou renovação;
-
Suspeitas de inelegibilidade aparente ou potencial, como processos criminais em andamento, irregularidades no pedido ou indícios que justifiquem uma análise presencial mais aprofundada;
-
Solicitações de visto feitas fora do país de nacionalidade ou residência do requerente, especialmente em casos de renovação;
-
Solicitantes que tiveram passaporte roubado ou perdido e não obtiveram um novo visto desde então;
-
Decisão discricionária do oficial consular, que pode convocar para entrevista qualquer solicitante isento, sem necessidade de justificativa específica, caso considere necessário, para reforçar os protocolos de segurança e melhor avaliação do caso.
Portanto, mesmo em grupos isentos, a entrevista pode ser exigida conforme a avaliação e critério dos agentes consulares, visando assegurar a integridade do processo de concessão do visto americano. Pela experiência da Mundial Vistos aplicando vistos há mais de duas décadas, em 5% dos casos de renovação do visto americano, os candidatos são convocados para uma nova entrevista.
Quais mudanças nas regras de 2025 aumentaram a possibilidade de exigência de entrevista
As mudanças nas regras de 2025, que aumentaram a possibilidade de exigência de entrevista para o visto americano, incluem, principalmente, a revogação das isenções para a grande maioria dos solicitantes. A partir de 2 de setembro de 2025, a entrevista presencial será obrigatória para praticamente todos os candidatos, incluindo grupos que antes eram isentos, como crianças menores de 14 anos e idosos com 79 anos ou mais.
Essa alteração visa alinhar os critérios de elegibilidade para isenção de entrevista às ameaças contemporâneas à segurança nacional dos Estados Unidos, tornando o processo mais rigoroso e homogêneo para quase todos os perfis de viajantes. A antiga política, que dispensava a entrevista para muitos, especialmente os que estavam renovando um visto recente ou menores de idade, foi substituída por regras mais restritivas.
Ainda haverá isenção para alguns casos específicos, como solicitantes de vistos diplomáticos ou oficiais (A-1, A-2, C-3, G-1 a G-4, NATO, TECRO, entre outros) e renovação de visto B1/B2 quando cumprirem critérios rígidos (renovação em até 12 meses depois do vencimento, visto emitido a partir dos 18 anos, sem histórico de recusa, entre outros). Mesmo nesses casos, o oficial consular mantém a autoridade para exigir a entrevista, quando julgar necessário.
Essas mudanças resultam em maior controle consular, aumento nos prazos para agendamento e apresentação obrigatória para a maioria dos solicitantes, afetando especialmente famílias com crianças, idosos, estudantes e trabalhadores temporários. Se você está planejando solicitar o visto americano, o momento atual é altamente recomendado. Se precisar de ajuda, clique aqui, fale com nosso time comercial.