Nova regra de embarque para Portugal
Desde o dia 1.º deste mês de agosto, todos os passageiros que tenham como destino Portugal, inclusive cidadãos portugueses e passageiros residentes em Portugal, só poderão embarcar no Brasil se apresentarem o teste RT-PCR para covid-19 no momento do embarque.
Para auxiliar os passageiros a se adequarem a essa obrigatoriedade, a TAP Air Portugal fez uma parceria com os laboratórios Fleury, em São Paulo, e Clinica Felippe Mattoso, no Rio de Janeiro. A parceria dá uma condição especial de 25% de desconto para os clientes TAP em parceiros comprometidos em entregar o resultado do exame em até 72 horas antes do embarque, como determina as autoridades portuguesas. Em breve novas regiões podem ser contempladas com parcerias como esta.
Plano de retomada
Em agosto a TAP retoma as operações para Belo Horizonte, Fortaleza e Recife, e em setembro volta a voar também para Brasília e Salvador. As operações para São Paulo e Rio de Janeiro também foram reforçadas – São Paulo passou de quatro voos semanais para voos diários e o Rio de janeiro passou de duas frequências semanais para quatro, sendo três frequências Rio – Lisboa e uma frequência semanal, Rio de janeiro – Porto.
A TAP está repondo gradualmente a sua operação e tem programado para agosto 36 voos semanais de ida e volta do Brasil para Portugal, num total de 6 rotas. Em setembro, a companhia prevê realizar perto de 44 voos por semana, em um total de oito rotas.
Além dos voos para o Brasil, em agosto a empresa fará 20 voos para seis destinos na América do Norte, 44 para 9 destinos em África, 329 para 30 cidades na Europa e 126 para seis aeroportos portugueses.
É em setembro, no entanto, que a TAP vai repor de forma mais significativa a sua operação, retomando cerca de 40% do que era a sua oferta normal no período pré-covid. A empresa terá nesse mês, além dos voos para o Brasil, 30 voos em oito rotas na América do Norte, 59 para 13 cidades na África e no Médio Oriente, 498 para 35 cidades europeias e 159 entre seis cidades de Portugal.