A medida anunciada em janeiro de 2020 planeja impedir o chamado turismo de nascimento
Gestantes terão visto negado se Oficiais Consulares entenderem que elas têm a intenção de entrar nos EUA especificamente para dar à luz e garantir cidadania americana aos filhos.
A medida anunciada em janeiro de 2020 planeja impedir o chamado turismo de nascimento e já está em vigor para os vistos B1 (negócios) e B2 (turismo ou tratamento médico). O Departamento de Estado norte-americano anunciou que os vistos temporários de turismo B1 e B2 não serão mais emitidos para pessoas suspeitas de terem a intenção de ter um filho.
A justificativa apresentada pela Casa Branca é que a integridade da cidadania americana precisa ser protegida. Além disso, afirmam que a mudança de regras é essencial para aprimorar a segurança pública, a segurança nacional e a integridade do nosso sistema de imigração. Conforme o Departamento de Estado, a indústria do turismo de nascimento está sobrecarregando os recursos hospitalares, sendo repleta de atividades criminosas, como evidenciado em processos federais. Fechar essa brecha brutal de Imigração combaterá esses abusos endêmicos e, em última análise, protegerá os Estados Unidos.
Desde 2018, o presidente Donald Trump havia afirmado, em sua pauta governamental, acabar por decreto com a Cidadania por nascimento nos Estados Unidos, constando na constituição norte Americana há mais de 150 anos.
A partir de agora, as mulheres que estiverem grávidas deverão demonstrar o motivo da viagem, caso seja para receber cuidados médicos. Elas devem comprovar que têm condições financeiras para pagar todo o tratamento e, caso não sejam convincentes no que diz respeito ao visto do oficial consular, poderão ter o seu visto negado.
A Mundial Vistos conta com uma equipe muito bem preparada para orientar qualquer solicitante de visto de entrada para os EUAe em qualquer situação, cuidamos de todos os trâmites do processo, desde o preenchimento do requerimento, até orientação e dicas para a entrevista junto ao Consulado Americano. Nestas horas uma consultoria especializada potencializará suas chances de ter o visto aprovado.
Referências biográficas: Portal G1, O Globo e Veja.