A possibilidade do pedido de Recuperação Judicial da LATAM se confirmou.
O grupo emitiu uma nota hoje (26/05/2020).
Informando que a LATAM Airlines e suas afiliadas no Chile, Peru, Colômbia, Equador e nos Estados Unidos entraram com um pedido de reorganização e reestruturação voluntária de sua dívida com base no processo de reorganização financeira do Capítulo 11 dos EUA.
A LATAM informou que “entrou na pandemia da COVID-19 como um grupo de transporte aéreo financeiramente estruturado e lucrativo, mas circunstâncias excepcionais levaram a um colapso na demanda e praticamente paralisaram a aviação e suas receitas. Diante do colapso na demanda em todo o setor e das consequentes pressões financeiras causadas pela COVID-19, precisou tomar medidas adicionais para garantir a sustentabilidade no longo prazo”.
Por que o Capítulo 11 é o melhor caminho para o Grupo LATAM Airlines?
O processo do Capítulo 11 da lei dos EUA foi criado para permitir que empresas como a LATAM continuem a operar seus negócios como de costume enquanto se reorganizam. A LATAM continuará voando, pagando seus funcionários, cumprindo obrigações em relação a benefícios e pagando fornecedores essenciais, além de respeitar os pontos LATAM Pass e as reservas de voos, à medida que passa pelo processo de reorganização pelo Capítulo 11.
O grupo inteiro está no processo de reorganização?
Embora a maioria das afiliadas faça parte do processo de reorganização, as entidades incorporadas na Argentina, no Brasil e no Paraguai não estão incluídas, devido à natureza da sua estrutura de dívida e sua situação financeira atual. Incluídas na reorganização ou não, todas as afiliadas poderão operar conforme as restrições de viagem e a demanda dos clientes permitirem.
Esse é um processo comprovado?
Muitas companhias aéreas notáveis e de longa data com operações dos EUA – incluindo Delta, United Airlines e American Airlines – já usaram esse processo e saíram dele com sucesso. Isso é exatamente o que o grupo planeja fazer.
O que isso significa para você?
Clientes diretos e participantes do programa LATAM Pass
Embora nada sobre o setor possa ser considerado normal em vista da pandemia de COVID-19, o grupo espera que todos os seus clientes saibam que continuarão operando durante o processo de reorganização e esperam sair dele como um grupo de transporte aéreo mais ágil, resiliente e sustentável, pronto para receber clientes de volta quando eles recomeçarem a viajar. Continuarão a honrar as passagens atuais e futuras, os pontos do programa LATAM Pass, vouchers de viagem e cartões-presente, exatamente como fazia antes da reorganização.
Mais informações para clientes e membros do LATAM Pass.
Clientes de carga
As operações de carga têm operado acima da capacidade nesse período desafiador e isso não mudará como resultado de nossa reorganização. O grupo continuará com suas operações de carga durante todo esse processo.
Mais informações para clientes de carga.
Funcionários
O anúncio de hoje não afetará os esforços contínuos do grupo para retornar às operações normais. Embora saibam que a COVID-19 mudou drasticamente as operações e continuará a exigir ajustes nos negócios, estão comprometidos em preservar a continuidade ao máximo. Continuarão pagando os funcionários e cumprindo as obrigações em relação a benefícios enquanto passam pelo processo de reorganização pelo Capítulo 11.
Mais informações para colaboradores.
Fornecedores
O grupo sabe o quanto seus fornecedores são importantes para a manutenção das operações e na preparação para voltar aos céus quando os clientes recomeçarem a viajar. Durante o processo de proteção pelo Capítulo 11, o grupo pagará os fornecedores por todos os bens e serviços encomendados ou entregues após a data do pedido de reorganização no curso normal e conforme os termos existentes.
Mais informações para fornecedores.
Lessores
Uma parte essencial da reorganização dos negócios é o tamanho e a estrutura corretas da frota, para refletir as condições atuais e previstas do mercado. Para apoiar esses objetivos e proteger o valor da companhia, o grupo tomou a difícil, porém necessária decisão de rescindir certos contratos de arrendamento que não atendem mais aos melhores interesses do negócio do ponto de vista operacional ou financeiro. O grupo pontuou que essas decisões não são fáceis de serem tomadas, mas são importantes para a sua sustentabilidade a longo prazo. E diz que continuará avaliando os contratos remanescentes e os requisitos de capacidade à medida que o processo avança.
Agências e parceiros comerciais
A empresa está comprometida em continuar seus negócios durante este processo. Isso inclui manter as parcerias comerciais atuais.
Mais informações para parceiros.
Compreendendo o processo de reestruturação do Capítulo 11
O que é o Capítulo 11?
O processo de reorganização financeira previsto no Capítulo 11 da lei dos EUA não é um processo de liquidação, mas sim uma base legal por meio da qual a LATAM terá a oportunidade de reorganizar seu balanço patrimonial, o que permitirá a companhia emergir mais ágil, resiliente e sustentável. A companhia continuará voando durante o processo de reorganização. Veja mais sobre o Capítulo 11.
Como o processo do Capítulo 11 funciona?
- Apresentação do pedido de reorganização pelo Capítulo 11: essa primeira etapa do processo (a que a empresa está anunciando hoje, 26 de maio de 2020) dá acesso ao processo judicial que a permitirá continuar voando, elaborar um plano e fazer uma pausa para reestruturar o balanço, acessar as ferramentas para preservar o grupo, reter empregos sempre que possível e manter a conectividade na região;
- Audiência de termos iniciais das petições: essa audiência se concentrará em estabelecer a estrutura jurídica inicial para o processo do Capítulo 11. O objetivo do tribunal dos EUA é garantir que o grupo possa continuar operando como de costume por meio de um processo organizado e este é o momento em que oficialmente serão autorizados a fazê-lo;
- Desenvolvimento do plano: a LATAM e seus credores trabalharão para chegar a acordo sobre um “Plano de Reorganização” que descreve como o grupo emergirá do processo. A empresa está confiante de que essa etapa do processo unirá diversas partes interessadas para construir uma nova LATAM, mais bem posicionada para ter sucesso nos próximos anos;
- Confirmação do plano: quando o plano tiver sido desenvolvido, os credores farão uma votação e, se for traçado com eficiência a visão para o futuro da LATAM, eles aprovarão um caminho claro para a conclusão do processo;
- Continuidade: depois que o plano for confirmado pelas partes apropriadas, o grupo estará pronto para emergir mais eficiente, fortalecido e mais bem posicionado para atender a América Latina.
Perguntas Frequentes
Veja abaixo as Perguntas Frequentes de clientes e membros do LATAM Pass.
Ainda poderei voar com a LATAM Airlines?
Sim, quer nossos clientes estejam voando agora ou retornando aos céus mais tarde, que a LATAM continuará honrando as passagens atuais e futuras, vouchers de viagem e pontos do programa LATAM Pass, exatamente como fazia antes da reestruturação financeira. Embora nada sobre nosso setor possa ser considerado “normal” em vista da pandemia de COVID-19, queremos que nossos clientes saibam que continuaremos a operar durante esse processo e esperamos emergir dele em uma sólida base financeira, prontos para recebê-los de volta com o alto nível de serviço e o entusiasmo que esperam quando recomeçarem a viajar.
Os preços aumentarão devido ao processo do Capítulo 11?
Não, nosso negócio continuará a operar em seu curso normal durante o processo do Capítulo 11. Isso significa que nossos preços não serão afetados simplesmente por causa desse processo.
Se eu tiver pontos não usados do LATAM PASS, ainda poderei usá-los no futuro?
Sim, continuaremos a honrar os pontos do LATAM Pass e as reservas de voo enquanto passamos pelo processo de reorganização do Capítulo 11.
Tenho um voucher de presente não utilizado. Ainda poderei usá-lo durante o processo do Capítulo 11?
Sim, continuaremos a honrar as passagens atuais e futuras, ou pontos e benefícios do programa LATAM Pass, vouchers e cartões-presente de viagem exatamente como antes de nossa reestruturação financeira.
Ainda posso reservar viagens futuras com a LATAM Airlines? Receberei um reembolso se decidir cancelar posteriormente?
Sim. Como continuaremos a operar durante esse processo, os clientes podem reservar viagens futuras da mesma forma que faziam antes de nossa reestruturação financeira. Todas as políticas adicionais anunciadas em resposta à pandemia da COVID-19 – incluindo a eliminação de taxas de alteração e cancelamento de passagens compradas entre 16 de março e 30 de abril de 2020 e a oferta de vouchers de viagem para voos cancelados ou reagendados – permanecerão em vigor durante este processo.
FONTE: passageirodeprimeira.com.br