O Passaporte de vacina Iata Travel Pass
A União Europeia formalizou o lançamento deste passaporte sanitário visando estimular as viagens internacionais com segurança, em meio à pandemia, e abaixo listamos os principais pontos:
Quem poderá obter o passaporte?
Também conhecido como certificado verde digital ou Digital Green Certificate, o passaporte abrange três tipos de certificados: um certificado de vacinação, um certificado de teste PCR negativo e/ou um certificado de que o viajante se recuperou da contaminação. Todos os cidadãos da União Europeia e seus familiares, além de cidadãos de países terceiros, podem obter o passaporte gratuitamente.
Onde poderá ser utilizado?
Os certificados poderão ser emitidos e usados em todos os Estados-membros da União Europeia.
Apenas quem já foi vacinado pode viajar pela europa?
A vacinação não constitui um pré-requisito para a viagem, mas o certificado digital verde garantirá acesso menos rigoroso e possíveis sanções.
Para que serve o certificado?
O certificado verde digital serve como prova de vacinação, teste PCR negativo e/ou recuperação. Assim, o viajante está isento das restrições estabelecidas pelos Estados-membros, incluindo a realização de novos testes e quarentena.
O passaporte europeu está disponível para países não-membros?
Atualmente, as viagens não essenciais para a União Europeia provenientes de países terceiros estão restritas, exceto para um número limitado de países. Cidadãos de países sem restrições podem obter o certificado caso apresente todas as informações exigidas.
Quais vacinas são aceitas para obter o certificado?
Por enquanto, aquelas que receberam autorização de comercialização no mercado da União Europeia.
Quais testes são aceitos?
Apenas os testes chamados NAAT (RT-PCR) e testes rápidos de antígenos.
Os testes de autodiagnósticos são aceitos?
Estes testes não são realizados em condições controladas, tendo sido considerados menos confiáveis.
Quem tem o passaporte de Covid-19 precisa de quarentena ou realizar o teste?
Não. Se um Estado-membro exigir que os titulares do certificado verde digital sejam submetidos a quarentena ou a um teste, deve notificar a União e todos os outros países.
Quais informações estão incluídas no certificado?
Nome, data de nascimento, Estado-membro emissor e um identificador único de cada certificado. Nos certificados de vacinação constará o nome da vacina, seu fabricante, o número de doses e a data da vacinação. Em certificados de teste de covid-19 constará o tipo de teste, a data e a hora de sua conclusão, o centro de teste e o resultado. Já nos certificados de recuperação constará a data em que o teste deu positivo, o emissor do certificado, a data de emissão e a data de validade.
Qual formato do passaporte?
O certificado será emitido digitalmente. Os viajantes podem apresentá-lo no smartphone ou impresso. Terá um QR Code com os principais dados do titular e sua assinatura digital. O objetivo do QR Code é verificar a integridade e autenticidade do passaporte.
Qual a validade dos certificados?
Segundo o regulamento, o certificado de recuperação vale, por no máximo, 180 dias. O certificado verde digital será suspenso assim que a OMS declarar o fim da emergência da covid-19.
E as pessoas vacinadas antes de emitirem o passaporte?
Caso tenham obtido um certificado de vacinação que não cumpra os requisitos exigidos, basta solicitar um novo.
Qual o custo para emissão do passaporte?
Os cidadãos da União Europeia receberão os passaportes gratuitamente.
O passaporte de Covid-19 da união europeia é compatível com os outros certificados?
A Comissão está trabalhando para garantir que os certificados sejam compatíveis com os de países terceiros. Fonte: Jornal Ladevi / Juan Scollo / 23/03/2021 / Imagem Ladevi Serviços.
British Airways começa a testar o IATA Travel Pass
A British Airways é mais uma companhia aérea que começou a testar o novo aplicativo da IATA chamado de Travel Pass. Desde terça-feira (01) passageiros que voam nas rotas da British de Londres (LHR) para Genebra (GVA) e Zurich (ZRH) já podem testar o aplicativo.
Para Sean Doyle, Presidente e CEO da British Airways, a companhia está empenhada em explorar formas de assegurar que as viagens sejam as mais seguras possíveis, pois assim, a retomada irá ocorrer da melhor forma. “Sabemos que os passes de viagem digitais são parte da solução e também desempenharão um papel fundamental para oferecer aos viajantes a tranquilidade de que necessitam antes de chegarem ao aeroporto. Esperamos poder oferecer uma opção digital conveniente para cada rota internacional da British que exija resultados negativos para COVID-19”, concluiu o executivo.
Atualmente, a companhia aérea britânica também está testando outro aplicativo de viagem digital, chamado VeriFLY, em rotas para os Estados Unidos, França, Irlanda, Barbados, Bahamas e Canadá. Uma vez que você tenha a sua documentação de viagem certificada através do aplicativo, poderá fazer o check-in através do site ou do aplicativo da companhia, tendo acesso ao seu cartão de embarque antes de chegar ao aeroporto.
Caso viaje com a empresa para o Chipre, Alemanha, Grécia, Itália, Espanha e Portugal, você também pode carregar o seu resultado negativo do teste para COVID-19 e outras documentações diretamente no site da British para verificação antes de seu embarque.
Sobre o IATA Travel Pass
O IATA Travel Pass permite que os passageiros criem um ‘passaporte digital’ para verificar se seu teste pré-viagem ou vacinação atende aos requisitos do destino. Eles também poderão compartilhar os certificados de teste e vacinação com autoridades e companhias aéreas para facilitar as viagens. O novo aplicativo também permitirá que os viajantes gerenciem toda a documentação de viagem digitalmente e de forma contínua durante a experiência de viagem.
No aplicativo IATA Travel Pass, o registro integrado de requisitos de viagem também permitirá aos passageiros encontrar informações precisas sobre viagens e requisitos de entrada para todos os destinos, independentemente de onde estejam viajando. Também incluirá um registro de centros de teste e, eventualmente, de vacinação – tornando mais conveniente para os passageiros encontrar centros de teste e laboratórios em seu local de partida que atendam aos padrões para requisitos de teste e vacinação de seu destino.
A plataforma também permitirá que laboratórios e centros de teste autorizados enviem com segurança os resultados dos testes ou certificados de vacinação aos passageiros. O registro global, gerenciado pela IATA, irá gerenciar e permitir o fluxo seguro de informações necessárias entre todas as partes interessadas e fornecer uma experiência perfeita para o passageiro.
O programa foi desenvolvido como quatro módulos independentes que podem interagir entre si. Esses módulos cobrem registros para requisitos regulamentares de entrada e laboratórios / centros de teste, emissão de certificados verificados, identidade digital e a possibilidade de os passageiros compartilharem os resultados dos testes durante a viagem por meio de seus dispositivos móveis. Esses módulos podem funcionar juntos como uma solução ponta a ponta completa. Ou podem ser usados separadamente para complementar os sistemas que outros estão construindo. A IATA desenvolveu esses módulos para garantir que sejam interoperáveis com outras soluções da indústria.
Fonte: passageirodeprimeira.com.br