Onde é mais fácil tirar o visto americano?
Esta resposta está totalmente relacionada ao perfil do candidato, e não ao endereço do Consulado Americano onde o candidato fará a entrevista. O pedido de visto sempre será um processo individual, irá variar de pessoa para pessoa e o local da entrevista não exercerá influência na aprovação do visto. Se exercesse, com certeza, a maioria das pessoas escolheria “determinado local”, concordam?
Os Estados Unidos têm Embaixadas e Consulados em muitos países ao redor do Planeta, e o processo de solicitação e análise do pedido de visto, na maioria dos locais, segue padrões semelhantes. Por isso, podemos afirmar, que o Governo Americano trabalha padronizadamente para análise e aprovação dos candidatos ao visto.
Dessa forma, a facilidade de obtenção do visto dependerá de vários fatores, tais como o histórico de viagens do candidato, situação financeira, motivo da viagem aos EUA, vínculos com seu país de origem, profissão, escolaridade e outros critérios de elegibilidade que o oficial consular analisará no momento da entrevista, tais como postura, falar a verdade e ser legítimo nas intenções de viagem à América.
A Mundial Vistos informa que não existe um local específico que seja “mais fácil” para obter um visto americano, pois as decisões de visto são baseadas em critérios individuais e conforme as leis de imigração dos Estados Unidos. Além disso, a política de vistos dos Estados Unidos pode mudar ao longo do tempo, e as circunstâncias pessoais de cada solicitante desempenham um papel fundamental na aprovação ou negação de um visto.
Vimos uma situação mudar no Brasil em 2023, no qual o Governo Americano isentou, temporariamente, alguns tipos de visto da necessidade de uma nova entrevista, como, por exemplo, no caso de renovações dos vistos de estudos, categoria F.
Em geral, independentemente da unidade consular que estará requerendo o visto, será muito importante seguir os procedimentos de solicitação cuidadosamente, fornecer documentação completa e demonstrar razões legítimas para viajar aos Estados Unidos e, o mais importante, que planeja retornar ao seu país de origem após a visita. Também será importante ter ciência dos requisitos específicos para o tipo de visto que você estará solicitando pela documentação ser diferente, por exemplo, do visto de turismo para o de estudante, para programar de AuPair, vistos de trabalho, etc.).
Para obter informações atualizadas e orientações específicas sobre como solicitar o visto americano, faça contato com a Mundial Vistos, poderemos te ajudar em todas as etapas, clique aqui para agendar um atendimento conosco.
Qual é o melhor lugar para tirar o visto americano?
O melhor lugar para requerer o seu visto será no seu país de origem, no qual conseguirá provar estabilidade e vínculos (requisitos para a aprovação do visto americano).
Sobre se existe um consulado mais fácil que outro para aumentar as chances de ter o visto aprovado, o que a Mundial Vistos informa aos seus clientes é que o processo de solicitação de visto é bastante padronizado. A escolha do local para solicitar o visto americano dependerá, geralmente, da localização geográfica do requerente de visto. Se a pessoa mora no Nordeste do Brasil, por exemplo, poderá ir até o Consulado em Recife, ou se mora no centro oeste, poderá escolher a Embaixada em Brasília, conforme sua conveniência pessoal. Os consulados com maior demanda são os de São Paulo e Rio de Janeiro, localizados no Sudeste do Brasil, Estados com a maior malha aérea e rodoviária, facilitando o acesso dos brasileiros tanto por ar quanto por terra.
Aqui estão algumas considerações que poderão te auxiliar na decisão de onde solicitar o visto americano:
- Localização geográfica:
A maioria das pessoas solicita vistos no consulado ou embaixada mais próxima de sua residência. Isso é conveniente porque reduz a necessidade de viagens longas, chegar cansado para uma entrevista no consulado e diminui o risco de atrasos (nesse deslocamento) uma vez que o Governo Americano não se responsabiliza por atrasos por parte de empresas de transporte. Perdeu a hora, o requerente de visto deverá entrar no sistema e reagendar a data. - Agendamento de entrevista:
Verifique os prazos e a disponibilidade de agendamento de entrevistas no consulado ou embaixada mais próximo. Alguns locais podem ter tempos de espera mais longos para entrevistas do que outros. - Circunstâncias pessoais:
Considere sua programação pessoal e disponibilidade para viajar para o consulado ou embaixada para a entrevista de visto. Escolha um local que seja conveniente para você. - Experiências anteriores:
Se você já teve uma experiência negativa em determinado consulado, não haverá problema agendar sua entrevista para outra unidade consular do Governo Americano para realizar a entrevista, por exemplo. Se desejar voltar na mesma unidade consular, recomendamos contar com uma assessoria especializa para te ajudar com a documentação e orientação pré-entrevista.
Lembre-se que, independentemente de onde você solicite o visto, os critérios de elegibilidade e as políticas de emissão de vistos dos Estados Unidos são aplicados de maneira consistente em todo o mundo. Siga cuidadosamente as instruções fornecidas pela Embaixada ou Consulado dos EUA na área onde você planeja solicitar o visto e prepare sua documentação de forma completa e precisa. Isso aumentará suas chances de sucesso em sua solicitação de visto americano. Se precisar de ajuda profissional, conte com a Mundial Vistos.