A Acreditação da ACI no Aeroporto de Istambul
O Airport Health Accreditation Programme da ACI auxilia os aeroportos avaliando novas medidas e procedimentos de saúde introduzidos como resultado da pandemia da COVID-19, conforme as recomendações da Força-Tarefa de Reinício da Aviação do Conselho da ICAO e em alinhamento com os protocolos da EASA (Agência Europeia para a Segurança da Aviação), com o Protocolo de Saúde da Aviação, emitido pelo ECDC (Centro Europeu de Prevenção e Controle das Doenças) e com as Diretrizes da ACI EUROPE para uma experiência saudável do passageiro em aeroportos.
Kadri Samsunlu, CEO da GA Airport Operation Inc., operadora do Aeroporto de Istambul, disse que essa acreditação é “importante para garantir que a indústria da aviação esteja na melhor posição possível para apoiar uma forte recuperação em um futuro próximo. A aviação é uma indústria muito resiliente e precisamos tomar medidas para resistir ao impacto da COVID-19 por meio da implementação de padrões rígidos de saúde e segurança em nossas instalações e operações. O Airport Health Accreditation definitivamente deve ser considerado por todos os operadores aeroportuários como prova para demonstrar maior prontidão para construir a confiança dos passageiros.”
“Ter passado com sucesso nas auditorias de um órgão tão poderoso como o ACI e ter se qualificado para obter a acreditação significa muito para nós. O fato do Aeroporto de Istambul ser detentor de certificados internacionais de saúde prova que garantir a saúde e a segurança dos nossos passageiros e colaboradores é sempre a nossa principal prioridade. Considerando que o Aeroporto de Istambul é o centro global do mundo, a concessão do certificado de ‘Airport Health Accreditation’ também é uma prova de que todas as nossas medidas seguem padrões internacionais. Neste contexto, devo colocar uma ênfase especial que nunca comprometeremos as normas de higiene que atingimos no aeroporto de Istambul.”
Foram muitas as medidas de segurança e higiene adotadas pelo Aeroporto de Istambul. Algumas delas são:
- Passageiros devem usar máscaras durante todo o tempo. Aqueles que não as utilizarem terão acesso negado ao terminal e ao embarque.
- Somente passageiros e pessoas cujo acompanhamento seja essencial têm acesso ao terminal.
- Medidas de segurança sem contato são aplicadas em pontos de verificação de segurança.
- A temperatura corporal de todos os passageiros é verificada por uma triagem de câmera térmica na entrada do terminal.
- Todas as bagagens que passam pelos raios-x são higienizadas com luz UV (ultravioleta).
- Os passageiros que usam um passaporte eletrônico podem higienizar as superfícies de contato de seu passaporte usando o sistema de passaporte eletrônico UV (ultravioleta).
- Desinfetantes para as mãos estão disponíveis em todas as áreas abertas aos passageiros, desde o momento em que eles entram no edifício do terminal.
- O edifício do terminal é limpo por limpadores robóticos autônomos UV (ultravioleta).
- Máquinas de venda automática de equipamentos de proteção individual estão disponíveis no terminal.
Consulte o Guia dos Vistos para saber a documentação necessária para visitar a Turquia.