Viagens Seguras para Vacinados
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos emitiu parecer afirmando que pessoas vacinadas contra covid-19 já podem viajar com segurança dentro dos Estados Unidos. E que essas pessoas, em viagem, deverão continuar usando máscaras, como nos aviões e transportes públicos, para evitar possíveis transmissões do vírus.
O órgão continua pedindo que as pessoas só façam viagens essenciais agora, pois o número de casos continua alto em alguns destinos. Segundo o órgão, a recomendação não é para que pessoas vacinadas façam ou não uma viagem e sim um parecer dizendo que se viajarem o risco será muito baixo.
O CDC continua recomendando, ainda, testes contra covid-19 para cidadãos americanos que chegam aos Estados Unidos vindos do Exterior.
Cerca de dois terços da população americana adulta já recebeu pelo menos uma dose da vacina de covid-19, no mundo o índice estimado está em 25%. O CDC considera a pessoa completamente vacinada 14 dias depois da primeira dose ou da dose única, caso da vacina da Johnson & Johnson.
Pessoas ainda não vacinadas são recomendadas pelo CDC a não fazerem viagens não essenciais.
Atualização sobre a Proclamação Presidencial 10052
A Proclamação Presidencial 10052, que suspendeu temporariamente a entrada de certos H-1B, H-2B, J (para certas categorias dentro do Programa de Visitante Intercambista) e L não imigrantes, expirou em 31 de março de 2021.
Os requerentes de visto que ainda não foram entrevistados ou agendados para uma entrevista terão seus requerimentos priorizados e processados?
Conforme a orientação existente de Atualização de Status Operacional dos Serviços de Visto, os requerentes de visto que já tiveram seus vistos recusados?devido às restrições da Proclamação Presidencial 10052 podem solicitar novamente, enviando um novo pedido, incluindo uma nova taxa.
A retomada dos serviços de visto de rotina, priorizados após os serviços para cidadãos norte-americanos, está ocorrendo em uma base post-by-post, consistente com a orientação do Departamento de retornar com segurança nossa força de trabalho às instalações do Departamento. As embaixadas e consulados dos EUA continuaram a fornecer serviços de emergência e vistos de missão crítica desde março de 2020 e continuarão a fazê-lo sempre que puderem. À medida que as condições pós-específicas melhoram, nossas missões começarão a fornecer serviços adicionais, culminando eventualmente em uma retomada completa dos serviços de visto de rotina. Os candidatos devem verificar o site da Embaixada ou Consulado dos EUA mais próximo para obter atualizações sobre os serviços que o posto está oferecendo atualmente.