Primeiras etapas do DS-160 para tirar ou renovar o visto americano
Sobre o preenchimento de formulário complexo, o requerente de visto deverá seguir algumas etapas importantes que listamos abaixo:
1 – O primeiro passo será acessar o site do formulário DS-160, administrado pelo Departamento de Estado Americano, certificando-se de acessar o site oficial, por existirem sites fraudulentos que podem tentar coletar informações pessoais (clique aqui). Se você contratou a assessoria da Mundial Vistos, não precisará preocupar-se com essa burocracia, uma vez que o preenchimento oficial será realizado pelo especialista da Mundial Vistos.
2 – No site Nonimmigrant Visa Application, o segundo passo será criar uma nova solicitação clicando em “Start an Application”.
3 – O objetivo do formulário DS-160 é coletar as informações pessoais, escolares, profissionais, financeiras e familiares do requerente de visto. Lembre-se: – esse formulário, após submetido, já entrará no banco de dados do Governo Americano. Por isso, recomendamos o preenchimento completo e sem informações incorretas.
4 – Após as informações pessoais virá a etapa sobre segurança e saúde, na qual o requerente de visto deverá responder perguntas relacionadas à sua elegibilidade para entrar nos Estados Unidos. Forneça respostas verdadeiras.
5 – Ao final do formulário, revise e verifique se não há erros ou omissões. Uma vez revisado, clique em “Sign and Submit Application” para enviar o formulário para o sistema do Governo Americano.
6 – Após submeter o formulário DS-160, você receberá um comprovante com o código de barras de confirmação. A Mundial Vistos recomenda salvar as páginas em PDF, além da página com o código de barras, para saber o que foi preenchido e reler antes da entrevista com o oficial consular.
Devo preencher o formulário DS-160 em inglês ou português?
Na Mundial Vistos, todas as aplicações do visto americano são preenchidas exclusivamente na língua nativa do oficial consular, em inglês. O objetivo da Mundial Vistos é facilitar a compreensão, por parte do Governo Americano, sobre as informações do requerente de visto, então, recomendamos sempre, que o formulário seja preenchido em inglês.
Caso você esteja se aventurando por conta própria no requerimento de visto americano, a dica que a Mundial Vistos pode te dar é colocar o cursor do mouse sobre as perguntas do formulário DS-160, que irão ser traduzidas do inglês para o português. Use um tradutor da sua confiança para te auxiliar na transcrição do português para o inglês, quando for inserir as respostas.
Caso você deseje diminuir as chances de negativa de visto por preenchimento errado, ou falta de informação no formulário DS-160, conte com a assessoria profissional da Mundial Vistos, para falar com um consultor, clique aqui.
A entrevista do visto americano será em inglês ou português?
O oficial consular é um cidadão americano e falará inglês e também a língua nativa do país que esteja trabalhando. Se a entrevista do visto for nos consulados dos EUA no Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Recife e Porto Alegre), a entrevista poderá ser em inglês ou em português, você informa no momento da entrevista.
Em outra circunstância, na qual brasileiros moram no exterior e desejam tirar o visto americano, por exemplo, se um cidadão brasileiro estiver morando na Itália e for requerer o visto americano em Roma, o oficial consular do governo americano falará inglês e italiano. Se for ao consulado americano em Londres ou em Sidney, o oficial consular falará somente inglês, porque a língua nativa é o inglês!
Sobre as entrevistas nos consulados dos EUA no Brasil, a dica da Mundial Vistos é falar um português claro, usando palavras simples, sem gíria porque, apesar do oficial consular falar português, lembre-se que ele terá uma limitação como qualquer estrangeiro. Dessa forma, para você ser entendido e não gerar dúvidas por parte do oficial consular, vale a pena “ajudá-lo” utilizando um português claro e objetivo.
Os clientes da Mundial Vistos, previamente à entrevista, recebem uma orientação específica sobre as possíveis perguntas que poderão ser realizadas na entrevista.
Qual a validade do DS-160 para tirar ou renovar o visto americano?
O formulário DS-160 deve representar a realidade do requerente de visto. Por isso, quanto mais atualizado, melhor para a avaliação do candidato, uma vez que a entrevista será conduzida pelas informações contidas no DS-160 preenchido.
Em outras palavras, sobre validade do DS-160, saiba que deverá representar a realidade atual do candidato e iremos exemplificar: – imagine um candidato que preencheu em determinada data o DS-160 e, algum tempo depois, antes de ir à entrevista, trocou de emprego, ou cargo profissional, ou aumentou a renda, ou viajou para outros países ou alguma informação relevante, recomendamos a atualização do formulário antes de ir à entrevista.
Não há restrição para o requerente de visto submeter um no DS-160 com informações atualizadas.
DS-160 visto americano preenchido errado, como corrigir?
Se o seu formulário foi preenchido com alguma informação faltante, ou errada, ou desatualizada, recomendamos que faça um novo! Um novo formulário DS-160 poderá ser submetido até um dia antes da ida ao consulado americano.
Lembre-se que a avaliação do oficial consular será realizada pelo formulário DS-160, então, não negligenciei nenhum tipo de informação. A Mundial Vistos recomenda não mentir ou inserir informações falsas, porque o Governo Americano possui recursos e tecnologia para analisar e cruzar informações dos candidatos à visto.