Filtros especiais
Isso é possível porque todos são equipados com filtros de eficiência HEPA, que purificam até 99,97% das partículas de vírus e bactérias, semelhantes aos filtros de uma sala de cirurgia, segundo o fabricante.
Além disso, o sistema de recirculação de ar na cabine renova o ar a cada dois a três minutos e seu movimento vertical e circular minimiza o movimento do ar da frente para trás, reduzindo o risco de propagação e evitando que seja compartilhado com os passageiros dos lados e da frente.
A eficácia desse sistema foi verificada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que por meio de um estudo concluiu que, quando o passageiro está sentado e usando máscara, apenas 0,003% das partículas de ar infectadas chegam à sua zona de respiração. Neste sentido, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) informou que dos mais de 1.200 milhões de passageiros que viajaram em 2020, apenas 44 foram identificados como possível caso de contágio, demonstrando que o risco de exposição a bordo é quase nulo.