Como comprovar vínculos para aumentar suas chances de ter o visto americano aprovado?
Nesse artigo a Mundial Vistos falará sobre um assunto delicado e de muita importância para as pessoas que sonham em tirar o visto americano para realizar uma viagem a turismo, estudos ou negócios para os Estados Unidos.
Primeiramente gostaríamos de apresentar a Mundial Vistos, somos uma empresa de assessoria documental para viagens internacionais, estamos nesse segmento há mais de 20 anos e contamos com lojas próprias em 10 cidades do Brasil. Pelo Instagram, YouTube e este Blog dividimos experiências e conhecimento adquiridos ao longo de 2 décadas trabalhando com vistos e imigração.
As informações listadas abaixo são de nossa autoria e dividimos com nosso público com intuito informativo. Para receber uma orientação específica sobre seus vínculos, recomendamos uma assessoria profissional.
Veja as 6 maneiras de comprovar vínculos com seu país de origem:
1 – O seu vínculo profissional poderá ser provado ao oficial consular apresentando seus holerites de pagamento (para funcionários de empresas, corporações, entidades, governo, etc.). Para empresários será o contrato social da empresa e autônomos o MEI. Em todos os casos como empregado, autônomo ou empresário, o IMPOSTO DE RENDA é um importante documento, já que reúne as informações sobre ônus e bônus da sua vida sócio-econômica.
2 – Os vínculos familiares também são laços importantes com o nosso país de origem e o oficial consular irá consultar onde estão os seus laços, parentes principalmente de primeiro grau como pai, mãe, irmã, irmão, filho ou filha.
3 – A estabilidade financeira é um ponto importante no processo de análise do oficial consular para aprovação do visto americano. Essa estabilidade poderá ser comprovada por recursos financeiros disponíveis para realização da viagem, como extratos bancários. O oficial consular, durante a entrevista, poderá realizar uma análise da sua capacidade financeira de se manter no Brasil e possuir fundos para realizar a viagem internacional pretendida. Em casos de dependentes financeiros como, por exemplo, menores ou pessoas do lar que não exercem atividade remunerada, a documentação do patrocinador deverá ser apresentada.
4 – Tempo de carreira profissional, tempo de trabalho na mesma empresa, estar matriculado em um curso de longo prazo são laços fortes com o nosso país de origem.
5 – Vínculos sociais como exercer atividades extracurriculares regularmente, participar de alguma ONG, entidade ou associação de relevância para a sociedade poderá ser considerado vínculo do requerente e conta como ponto positivo para sua avaliação para o visto americano.
6 – O seu histórico de viagens internacionais é importante, demonstrará um pouco sobre sua experiência internacionais e seu hábito de realizar viagens ao exterior, o que é ponto positivo, e pode te auxiliar na avaliação do requerimento do visto americano. A pessoa com experiência internacional é vista com bons olhos pelo oficial consular.
Conclusões:
Resumidamente, não é um fator ou outro isolado, mas o conjunto de tudo que listamos que fará com que o oficial consular analise seus vínculos e decida, no momento da entrevista, em aprovar ou não o visto americano. O seu objetivo deverá ser comprovar o máximo de vínculos afetivos e materiais com o Brasil. Provar que seu objetivo é realizar uma viagem e regressar ao Brasil, principalmente, que existem laços que farão você voltar ao Brasil.
Listamos no vídeo abaixo a documentação que você poderá levar e a que não levar no dia da entrevista no Consulado Americano: