Como conseguir o tão sonhado #VISTOAMERICANO
Será que essa é a pergunta de um milhão de dólares?
Passo a passo Para TODOS os solicitantes de visto americano, sem exceções, inclusive crianças e bebês que queiram aplicar, deverão seguir obrigatoriamente as seguintes etapas:
1 – Ter passaporte válido; 2 – Preencher o DS 160, o qual é o formulário de aplicação para um visto americano de não imigrante; 3 – Efetuar o pagamento da taxa Consular; 4 – Fazer os agendamentos (CASV e entrevista pessoal no Consulado Americano da sua escolha). 5 – Comparecer ao CASV para coleta das digitais e fotografia; 6 – Comparecer à entrevista no Consulado da escolha portando os documentos necessários; 7 – Após entrevista, o passaporte ficará retido no Consulado para colagem do visto e, o prazo de entrega será em média de 8 a 10 dias úteis.
Documentos obrigatórios
Para TODOS os #solicitantes, a apresentação dos documentos abaixo é obrigatória: 1 – Página de confirmação do envio do formulário on line DS-160; 2 – Comprovante de pagamento da taxa de solicitação do visto; 3 – Página de confirmação do agendamento válido; 4 – Passaporte válido durante o período de permanência nos EUA, mas é aconselhável que o #passaporte seja válido por, no mínimo, seis meses além do período de permanência nos Estados Unidos; 5 – Fotografia 5×5 ou 5×7 com fundo branco, testa e orelhas aparentes, conforme as especificações do Departamento dos EUA; ou a fotografia será feita na visita agendada ao CASV ou Consulado de sua escolha, dependendo do seu caso;
Documentos complementares
A Mundial Vistos sugere que TODOS os requerentes do #vistoamericano levem, no dia da entrevista, documentos que deem suporte à sua aplicação. Apesar de não ser obrigatório, estes documentos fazem com que você se sinta mais seguro e amparado documentalmente no momento da entrevista, até porque o Oficial Consular que irá te entrevistar poderá solicitar algum documento como prova do que você respondeu no formulário. Os documentos complementares são: 1 – Recursos suficientes para cobrir as despesas relativas à viagem e estadia nos Estados Unidos (extratos bancários); 2 – Prova de residência no Brasil, além de prova de motivos que te façam retornar ao final de sua viagem aos Estados Unidos. Essa prova é normalmente estabelecida por meio de família, trabalho, propriedades e outros laços ou compromissos com seu país de origem,, que sejam convincentes o suficiente para o solicitante voltar ao final de sua viagem.
Nos casos de visto B1, (esta categoria de visto contempla cozinheiros, mordomos, motoristas, arrumadeiras, copeira, babás, auxiliares, jardineiros e acompanhantes) que irão aos EUA sem o objetivo de serem remunerados no exterior por empresas Americanas, anexar os documentos abaixo: 1 – Contrato de pelo menos um ano junto ao empregador no Brasil antes da data de admissão nos EUA, ou, caso a relação empregador-empregado tenha se iniciado imediatamente antes do pedido do visto, que o empregador demonstre que tem empregado regularmente (anual ou sazonalmente) empregados domésticos por um período de anos antes da solicitação do visto; 2 – O empregado tenha experiência de pelo menos um ano como empregado pessoal ou doméstico comprovada mediante apresentação de declarações de empregadores anteriores; 3 – O empregado possui residência fixa em seu país de origem sem a intenção de imigrar para outros países; 4 – O empregado e o empregador possuam um contrato de trabalho em português e inglês, assinado por ambas as partes informando que ao empregado é garantido o salário mínimo federal ou estadual, ou o “salário predominante” – aquele que for maior. A Mundial Vistos possui o modelo deste formulário e fornece aos clientes no momento da aplicação.
Nos casos de visto J1 (Intercambio/Estágio ou High School), acrescentar: 1 – Comprovação de aceite no programa; 2 – DS 2019; 3 – Comprovante do pagamento da taxa SEVIS.
Nos casos de F1 e M1, (estudos acadêmicos e vocacionais), acrescentar: 1 – Comprovação de aceite no programa; 2 – I-20; 3 – Comprovante do pagamento da taxa SEVIS.
Nos casos de C1 (Trânsito), acrescentar: Caso o destino seja um país que exige o visto estampado no passaporte ou outra comprovação de que o destino é outro país.
Nos casos de C1/D (Tripulantes de aeronaves e embarcações marítimas), acrescentar: Apresentar comprovação de atividade cujo trabalho é indispensável ao funcionamento e operações normais da embarcação ou da linha aérea internacional.
IMPORTANTE
Ressalto caro leitor que uma #assessoria personalizada para preencher os #formulários, fazer os #agendamentos adequadamente, conferir seus documentos de acordo com sua realidade e te orientar sobre a #entrevista irá AUMENTAR consideravelmente suas chances de #APROVAÇÃO do visto americano.
Lembre que a decisão quanto à aprovação ou negação do visto é EXCLUSIVA do Oficial Consular e será dada no momento da entrevista. Por isso, o momento da entrevista é muito importante e você precisa estar preparado para responder verbalmente às perguntas e apresentar os documentos solicitados.
Preparei um vídeo de 3 minutos com DICAS para NÃO ERRAR na hora de aplicar o #VISTOAMERICANO e gostaria de compartilhá-lo com você:
E aí, o que achou do nosso conteúdo? Se gostou, pedimos que compartilhe para ajudar mais pessoas.