Por que o número de vistos americanos emitidos para brasileiros está aumentando?
Há várias razões pelas quais o número de vistos americanos emitidos para brasileiros está batendo recordes. Uma delas é o fortalecimento das relações diplomáticas entre os dois países. Os Estados Unidos têm mostrado um interesse cada vez maior em estreitar os laços com o Brasil, o que tem facilitado o processo de obtenção de vistos.
O Brasil tem se destacado como um importante parceiro comercial dos Estados Unidos. Com uma economia em crescimento e uma população cada vez mais conectada, os brasileiros têm demonstrado interesse em viajar para os Estados Unidos para fins de negócios, turismo e estudos.
Com a flexibilização das restrições de viagem, muitos brasileiros puderam finalmente concretizar planos adiados durante a crise sanitária. Houve, portanto, uma demanda reprimida que se materializou em 2023, impulsionando a emissão de vistos.
Outro fator que contribui para o aumento na emissão de vistos é a melhoria das condições econômicas no Brasil. Com mais pessoas com condições financeiras para viajar, a demanda por vistos americanos tem aumentado consideravelmente.
Além disso, a valorização do real frente ao dólar também estimulou os brasileiros a buscarem oportunidades nos EUA, seja para turismo, estudos ou negócios. Os vistos de turismo (B1/B2) foram os mais solicitados, com mais de 800 mil emissões. Também houve alta procura por vistos de estudante (F1) e de trabalho (como H1B e L1).
Esse expressivo número de autorizações de viagem reflete o forte elo entre os dois países e o interesse mútuo em intensificar os intercâmbios culturais, educacionais e comerciais. Com as perspectivas positivas, espera-se que a demanda por vistos dos EUA continue em alta nos próximos anos.
Turismo e Negócios em alta
O ano de 2023 marcou um marco histórico nas emissões de vistos americanos para brasileiros na modalidade de turismo e negócios (B1/B2). De acordo com dados fornecidos pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, esse tipo de visto representou impressionantes 94,4% de todos os vistos concedidos aos brasileiros no último ano.
No total, os cinco postos diplomáticos localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Recife emitiram um total de 1,125 milhão de vistos. Vale ressaltar que esse número pode aumentar ainda mais se considerarmos os brasileiros que estão em outros países e solicitaram o visto americano em consulados estrangeiros, chegando a uma marca de 1,158 milhão de vistos emitidos.
O Brasil se destaca como o terceiro país que mais recebeu vistos dos Estados Unidos em 2023, ficando atrás apenas do México e da Índia. É interessante notar que São Paulo se posiciona como a terceira cidade do mundo que mais emite vistos americanos, ficando atrás apenas de Monterrey e Cidade do México, no México.
Além do aumento expressivo nos vistos B1/B2, outra modalidade que registrou um crescimento considerável foi a emissão de vistos P-3. Essa categoria é direcionada a artistas que desejam ir temporariamente aos Estados Unidos para realizar atuações, ensinar ou treinar. Houve um aumento de 191,8% nas emissões desses vistos, passando de 74 autorizações em 2022 para 216 em 2023.
Outro destaque vai para a modalidade de visto K-1, exclusiva para noivos estrangeiros de cidadãos americanos. Segundo a consultoria Viva América, houve um crescimento significativo de 82,1% nas emissões desses vistos, refletindo um aumento no número de casais binacionais que estão optando por iniciar suas vidas juntos nos Estados Unidos.
Esses dados revelam a crescente demanda dos brasileiros em visitar os Estados Unidos tanto para turismo quanto para negócios, evidenciando a importância desse país como um destino atrativo e promissor para os cidadãos brasileiros.