Sobre o visto de trabalho categoria L
Importante:
A petição inicial para o visto L deve ser solicitada pela empresa requerente nos EUA, junto ao órgão de imigração americano, o USCIS. Após a aprovação da petição será gerado o formulário i797 (approval notice), em posse deste documento, a Mundial Vistos poderá seguir com a assessoria para o preenchimento do requerimento do visto pelo formulário DS-160, pagamento de taxas, agendamento da entrevista no Consulado Americano no Brasil e toda a orientação necessária para a entrevista pessoal para obtenção do seu visto.
O visto americano de trabalho L tem o objetivo de permitir que executivos, gerentes ou funcionários com conhecimento especializado de uma empresa estrangeira (fora dos EUA) possam ser transferidos para uma empresa com sede nos EUA.
Separamos abaixo os requisitos que a empresa solicitante deverá demonstrar:
- A empresa estrangeira e a empresa americana deverão possuir vínculo corporativo como, por exemplo, ter uma filial nos EUA, incorporar uma subsidiária nos EUA ou participar de uma joint venture nos EUA. No entanto, a empresa estrangeira deverá ter o “controle” da empresa dos EUA, o que significa possuir pelo menos 51% das ações da empresa norte-americana.
- O funcionário a ser transferido deverá ter trabalhado para a empresa estrangeira em um cargo gerencial, executivo ou especializado por, no mínimo, um ano contínuo dentro dos três anos imediatamente anteriores a sua admissão nos Estados Unidos.
- O funcionário deverá entrar nos Estados Unidos para trabalhar para a empresa americana afiliada, seja em uma capacidade executiva, gerencial ou de conhecimento especializado. Isto significa que a pessoa terá que gerenciar ou direcionar outros funcionários na estrutura da empresa, ou ter conhecimento especializado como um empregado. Além disso, a empresa filial dos EUA deverá estar preparada para contratar esses funcionários em sua folha de pagamento;
- O funcionário deverá estar qualificado para assumir a posição executiva, gerencial ou especializada nos EUA;
- A empresa estrangeira deverá continuar realizando negócios enquanto o funcionário transferido estiver nos EUA;
- O funcionário transferido deverá continuar trabalhando em uma posição gerencial ou executiva (L-1A) ou em uma posição envolvendo conhecimento especializado (L-1B). No entanto, o requerente não tem que realizar o mesmo trabalho nos EUA que realizava no país de origem como, por exemplo, um indivíduo que tinha conhecimento especializado no país de origem, poderia entrar nos EUA como gerente ou executivo.
Vantagens do Visto L:
- O aspecto mais favorável de um visto L-1 é que o titular do visto pode ter dupla intenção; isso significa que o titular poderá requerer residência permanente.
- Seus dependentes, ou seja, seus filhos e cônjuge, podem solicitar um visto L-2.
- Portador do visto L poderá viajar dentro e fora os EUA enquanto for válido.
- O cônjuge estará elegível para obter uma autorização de trabalho. Além disso, filhos poderão frequentar uma escola pública ou particular nos EUA. Os filhos não poderão trabalhar.
Período de validade do visto L
Executivos ou gerentes (e seus familiares diretos designados) poderão permanecer nos EUA por um período não superior a sete (7) anos. Os funcionários com conhecimentos especializados poderão permanecer no máximo cinco (5) anos. Se a empresa norte-americana for uma empresa “nova” (ou seja, não estiver ativa há mais de um ano), o visto L-1 inicial será concedido por 1 ano. Após este período de um ano, o requerente deverá demonstrar que a empresa está efetivamente fazendo negócios (isto é, demonstrar crescimento no número de empregados, aumento das receitas e aumento do volume de bens vendidos ou serviços prestados). Se a empresa dos EUA não for uma empresa nova, então o período inicial de permanência será de 3 anos.
Passo a passo para requerimento do Visto L
Após a petição ser enviada para o Consulado Americano no Brasil:
1.º passo é preenchimento do formulário no sistema do Consulado Americano: após você ter contratado os serviços da Mundial Vistos iniciaremos a assessoria e o primeiro passo será coletar suas informações para preenchimento do DS-260. Um especialista no visto americano da Mundial Vistos realizará este serviço. Com as informações iniciamos a análise do perfil e estabeleceremos, em conjunto com o solicitante do visto, a melhor maneira de apresentação dessas informações junto ao Consulado. Cada membro de sua família (que se qualifica para emigrar para os Estados Unidos com você, nesta categoria de visto) deverá ter um formulário preenchido.
2.º passo é a organização da documentação: atualmente, forneceremos um checklist da documentação com todos os documentos recomendados pelo Consulado Americano e realizaremos a conferência da sua documentação que deverá ser apresentada ao oficial consular no dia da entrevista. O papel da Mundial Vistos é de assessorar, então este é o momento de sanar qualquer tipo de dúvida ou insegurança.
3.º passo é a entrevista: a Mundial Vistos realizará o pagamento da taxa para o cliente e o valor poderá variar conforme a variação do dólar. Após a confirmação do pagamento da taxa consular faremos o agendamento para a entrevista no Consulado Americano. Este agendamento será feito pela Mundial Vistos conforme a disponibilidade do solicitante (de segunda a sexta-feira). Sobre a entrevista, ela é feita em português e este momento costuma ser o mais temido para algumas pessoas, porém é o momento mais importante e crucial para conseguir o seu visto. Saiba não haver motivos para temer este momento, já que tudo o que o Oficial Consular precisa saber, ele já terá acesso através do formulário DS260 e petição e você SERÁ ORIENTADO PELA MUNDIAL VISTOS para não cometer erros comuns que poderão negar o seu visto.
Documentação recomendada para levar no dia da entrevista:
- Página de confirmação do formulário (virá com a petição).
- Passaporte atual com validade mínima de 08 meses.
- Certidão de nascimento original ou cópia autenticada.
- Certidão de casamento original (se for casado).
- Averbação de divórcio, certidão de óbito ou anulação, em caso de casamentos anteriores.
- Certificado Militar.
- Antecedentes Criminais da SSP e PF.
- Histórico de Cumprimento de Pena (caso tenha sido condenado ou absolvido de algum delito)
- 1 foto 5×5 ou 5×7 com fundo branco, sem edição, sem bordas, sem edição, sem sorrir, sem nenhum adorno na cabeça.
- Declaração de Suporte Financeiro do peticionário/fiador americano.
- Exame médico
- Passaporte anterior vencido caso possua algum visto americano anterior.
Sobre os documentos:
- Só podemos aceitar documentos legíveis e de boa qualidade. Caso contrário, solicitaremos que providencie uma segunda via recente dos documentos.
- Verifique atentamente todos os documentos previamente preparados por um advogado (caso possua um) e certifique-se de que os mesmos estejam conforme as instruções. Certifique-se também que todas as informações nos formulários estejam corretas.
- Verifique cuidadosamente o seu nome, data e local de nascimento, para garantir que estejam corretos em todos os documentos (passaporte, certidão de nascimento, certidão de casamento, certidões policiais, etc.) e nos formulários.
- Exames Médicos realizados nos Estados Unidos não serão aceitos, mesmo que o médico que o realizou seja um médico autorizado pelo USCIS. O exame deve ser realizado somente por um dos médicos da lista que passaremos para você. Recomendamos que não agende seu exame médico antes de saber a data de sua entrevista.
Traduções: Se os seus documentos estiverem em português ou em inglês, não há necessidade de tradução. Somente quando os documentos estiverem em um terceiro idioma (que não seja português ou inglês) devem ser acompanhados de traduções oficiais para o inglês. Nesse caso, é preciso procurar um tradutor para fazer as traduções. O documento traduzido precisa conter uma declaração do tradutor atestando que a tradução está correta, sendo elaborada por tradutor habilitado e que sua assinatura foi reconhecida em cartório.
Valores (por pessoa):
- R$ 450,00 pela prestação do serviço de consultoria, preenchimento do formulário eletrônico, agendamento, conferência da documentação, suporte durante todo o processo e pagamentos das taxas consulares.
- U$ 345,00 (taxa consular) cujo pagamento será feito no caixa localizado no Consulado. Deve ser paga em dólares americanos ou o equivalente em moeda local.com cartão de crédito.
- R$ 55,00 Courrier (taxa cobrada pelo Consulado para devolução dos passaportes)