Plataforma ConecteSUS
Apesar de ainda não haver um certificado internacional único de vacinação contra a COVID-19, o Ministério do Turismo e o Ministério da Saúde firmaram uma parceria para utilizar a plataforma ConecteSUS como certificado digital de vacinação. Para quem já está totalmente imunizado com alguma das vacinas aplicadas no Brasil, é possível gerar o certificado de vacinação em inglês, espanhol e português.
Através do site ou do aplicativo do ConecteSUS, disponível na Apple Store (iOS) e na Play Store (Android), é possível obter informações sobre o histórico de saúde, dados de atendimentos realizados, medicamentos distribuídos no SUS e a localização de serviços de saúde dos usuários.
No caso certificado de vacinação contra a COVID-19, o Conecte SUS disponibiliza as informações sobre qual vacina foi aplicada, o lote de fabricação e a data de aplicação de cada dose. Além disso, através da plataforma é possível gerar um certificado digital com QR Code. Para quem tomou apenas a 1.ª dose da Coronavac, Astrazeneca e Pfizer, o certificado é gerado em português. Já para quem tomou as 2 doses, há opção de mudar o idioma para inglês ou espanhol, além do português.
E a vacina da dose única da Janssen?
A vacina da Janssen é de dose única. Portanto, em teoria, após a aplicação da vacina da Janssen e o devido cadastro das informações no ConecteSUS, o certificado de vacinação poderá ser gerado nos 3 idiomas: inglês, espanhol e português. Se você tomou a vacina da Janssen e conseguiu gerar o seu certificado em todos esses idiomas, nos avise por favor.
Quanto tempo demora para as informações da vacina constarem no ConecteSUS?
Para as informações serem refletidas no ConecteSUS, o prazo pode ser de alguns minutos até alguns dias.
A responsabilidade pelo cadastro das informações da vacina na plataforma do ConecteSUS é do posto de saúde que aplicou a vacina. Caso não apareçam as informações na plataforma do ConecteSUS após 7 dias, sugerimos que você entre em contato com o posto de saúde que aplicou a(s) sua(s) dose(s) da vacina e peça para eles realizarem o cadastramento.
Você já utiliza o ConecteSUS? Para ver um passo a passo sobre o uso da plataforma, clique aqui.
Para acessar o ConecteSUS na sua versão web, clique aqui. Fonte: Passageiro de Primeira
Como fazer o cadastro no ConecteSUS?
O cadastro no Conecte SUS é simples, feito em poucos minutos com número do CPF ou da Carteira Nacional de Saúde. Basta entrar na loja de aplicativos do seu celular ou tablet e fazer o download gratuitamente. O registro também pode ser feito em qualquer computador com acesso à internet através do site conectesus-paciente.saude.gov.br – pelo portal, o usuário também consegue acessar a ferramenta. Até o momento, mais de 8,5 milhões de downloads já foram realizados.
O Ministério da Saúde esclarece que não é obrigatório ser usuário do Conecte SUS para ser vacinado contra a Covid-19. Caso você não tenha o aplicativo, é só levar ao posto de saúde um documento de identificação com número do CPF, na hora em que você for convocado para tomar a dose, conforme os grupos prioritários. No local, também poderá ser feito o cadastro na base de dados do Ministério da Saúde, caso seja necessário.
Já os indivíduos com comorbidades serão pré-cadastrados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). Aqueles que não tiverem sido pré-cadastrados poderão apresentar comprovante que demonstre o pertencimento a um dos grupos de risco (exames, receitas, relatório médico, etc.) no momento da vacinação. Fonte: Ministério da Saúde.