O que é o visto B1
O visto americano para babá e o visto americano de empregado(a) doméstico(a) são da categoria B1, de não-imigrante e o que abordaremos nessa postagem, ou seja, o individuo viajará aos EUA acompanhando seus empregadores. Conheça alguns exemplos de categorias profissionais que poderão requerer o visto B1: motorista, cozinheiro(a), babá, arrumadeira, mordomo, copeira, jardineiro, acompanhante de idosos, etc.
O visto americano B1 para funcionários pessoais permite viagens aos Estados Unidos, quantas vezes for necessário durante a validade do visto, para desenvolver atividades profissionais vinculadas ao empregador no Brasil. A Mundial Vistos reforça que o funcionário não poderá viajar aos Estados Unidos desacompanhado(a) do seu empregador, já que o objetivo desse visto é prestar serviços a ele durante sua estada nos EUA. O tempo de permanência é vinculado ao tempo de estada do empregador.
Requisitos e elegibilidade visto americano para babá e o visto americano de empregado(a) doméstico(a):
- Funcionário(a) precisará provar no mínimo um ano de carteira assinada/vínculo empregatício ou que o empregador comprove possuir regularmente empregados domésticos contratados para tal finalidade;
- Funcionário(a) precisará provar experiência comprovada de no mínimo um ano no seu ramo de atividade. No momento de requerimento do visto a Mundial Vistos fará a orientação adequada conforme a realidade profissional do requerente;
- Funcionário(a) precisará provar residir no Brasil ou em seu país de origem através de documentação específica que orientaremos durante o requerimento do visto;
- Funcionário(a) e empregador deverão assinar um NOVO “contrato de trabalho” informando salário, atividades a serem exercidas nos EUA, carga horária, benefícios, moradia, alimentação dentre outras cláusulas que condizem com a lei americana. Clientes da Mundial Vistos receberão este modelo de contrato ao longo da assessoria;
- O formulário DS160 (um profissional da Mundial Vistos realizará esse preenchimento no padrão correto);
- Passaporte dos empregadores, do(a) funcionário(a) e documentação financeira de ambos;
- Agendamento da entrevista na qual recomendamos um dos empregadores estar presente com o(a) funcionário(a).
Qual a validade do visto americano B1?
A validade do visto americano B1 será dada no momento da entrevista do requerente de visto com o Oficial Consular e poderá ser de 1, 3 ou 10 anos. A permanência do funcionário doméstico nos EUA estará vinculada ao seu empregado.
É obrigatório o empregador acompanhar o(a) funcionário(a) na entrevista no Consulado Americano?
Não é obrigatório que o empregador do requerente de visto categoria B1 esteja presente durante a entrevista, mas é recomendável. Dependendo da situação, documentação e circunstâncias, o Oficial Consular que conduzir a entrevista poderá exigir que o empregador compareça à entrevista, caso ele não esteja presente, se julgar necessário. Se isso acontecer e o empregador não estiver presente, o pedido atual de visto B1 será negado e o processo deverá ser reiniciado do zero.
A Mundial Vistos sempre recomenda que o empregador acompanhe os requerentes de visto B1, visando esclarecer possíveis informações adicionais que o Oficial Consular requerer, principalmente em relação ao contrato de trabalho com as regras americanas que deverá ser apresentado.
Qual a diferença entre o visto americano B1 e o B2?
Em suma, o visto americano de negócios é o B1 e o de turismo é o B2. A maioria dos requerentes de visto fazem o pedido de visto B1 e B2, em conjunto, para ampliar seus objetivos de turismo nos Estados Unidos, contemplando poder realizar viagens a passeio e também negócios como participar de feiras, congressos, eventos e exercer atividades profissionais não remuneradas nos EUA (um dos objetivos do visto B1 de empregado doméstico).
É possível trabalhar nos Estados Unidos com visto de não imigrante, categoria B1?
Somente atividades profissionais NÃO remuneradas por empresas ou empregadores americanos são permitidas com o visto de categoria B1. O visto de trabalhador doméstico B1 tem o objetivo de levar o profissional do Brasil para prestar serviços nos Estados Unidos ao seu empregador, muitas vezes exercendo a mesma atividade profissional que desenvolvia no Brasil. Para dar entrada no pedido de visto B1, clique aqui.