O que foi decidido
A partir de 11/10/2022 haverá a reabertura do Japão para viagens a turismo, negócios, estudos e eventos.
De junho de 2022 até o momento, o Japão estava num programa gradativo de reabertura ao turismo, podendo até então, visitas com itinerários pré-definidos por agências de turismo autorizadas e para objetivos específicos como, por exemplo, reunião familiar e o visto japonês de trabalho.
A partir de outubro foi anunciado a permissão de entrada de turistas sem a necessidade de contratação de uma agência de viagens, o chamado turismo independente. A política de isenção de visto também será reestabelecida para países qualificados (o Brasil não entra).
Além disso, para a mesma data, também foi anunciado o fim da medida que limita o número de pessoas que podem ingressar no país, que até então era de 50.000 visitantes por dia. Quanto ao teste de PCR, os viajantes imunizados com pelo menos três doses da vacina contra COVID-19 estarão dispensados de apresentá-lo.
O uso de máscaras também não é mais obrigatório, apesar de ser bastante comum na cultura japonesa cidadãos usarem em transportes públicos, centros de comércio e lugares com bastante fluxo de gente, mesmo antes da pandemia.