O que se sabe até agora
Segundo informações divulgas pela Prefeitura, Curitiba poderá sediar um CASV do Consulado Americano!
Atualmente, é possível encontrar CASV’s em cinco cidades brasileiras: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre.
Durante uma reunião com o embaixador dos Estados Unidos, Todd Chapman, e com o vice-cônsul em São Paulo, Gregory David, o prefeito Rafael Greca pleiteou a instalação em Curitiba de uma sede do consulado com um Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV).
Para Greca, as relações de turismo e comércio entre a capital paranaense e o país da América do Norte justificariam a existência. “Hoje os curitibanos precisam se deslocar até São Paulo para fazer a solicitação”, disse.
A instalação do centro já havia sito pleiteada ao embaixador em governos anteriores, tendo sido agora reforçada pelo prefeito Rafael Greca.
O que é um CASV
Um Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) é um centro contratado pelo governo americano para coletar dados biométricos de solicitantes de visto antes do comparecimento à seção consular.
A CSC é uma empresa responsável pelos CASVs e é quem coordena o call center que oferece os serviços como:
Agendamento de entrevistas;
Oferece informações a respeito da solicitação do visto;
Auxiliar o solicitante com as opções de entrega do passaporte.
As cidades de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre contam com CASVs ou com Centros de Entrega de Documentos (CEDs).
Fonte: passageirodeprimeira.com.br
Sobre o visto americano
Um cidadão de outro país que deseja entrar nos Estados Unidos, geralmente, precisará obter um visto americano, que será emitido pelo Consulado Americano ou Embaixada no país de cidadania do viajante.
Alguns viajantes internacionais podem ser elegíveis a viajar aos Estados Unidos sem visto, caso preencham os requisitos de isenção de vistos para sua viagem. No caso de brasileiros, para qualquer motivo, o visto americano será requerido.
Quais os principais tipos de Visto Americano?
Visto de turismo: é destinado aos indivíduos que irão viajar a lazer e permanecerão em território estrangeiro por um pequeno espaço de tempo. Para saber tudo sobre essa categoria de visto, clique aqui.
Visto de negócios: destinado aos viajantes que irão de eventos corporativos, congressos, feiras e participar de negócios empresarias de qualquer natureza, desde que não envolva o requerente ter receita financeira no exterior.
Visto de trabalho: destinado às pessoas que irão ter uma receita no exterior e permanecerão por um longo espaço de tempo. Temos um artigo exclusivo sobre o visto de trabalho, clique aqui para acessar agora.
Visto para empregados domésticos: é destinado aos indivíduos que irão acompanhar seu empregador numa viagem aos Estados Unidos como motoristas, secretários e empregados domésticos. Não envolver ter receita no exterior, assim como o visto de negócios.
Visto de estudos ou intercâmbio: destinado aos estudantes que irão cursar aulas em instituições acadêmicas, instituições não acadêmicas ou realizar intercâmbio de forma temporária.
Visto de trânsito: é destinado aos indivíduos que irão passar por determinado país para chegar a outro. Geralmente são usados por comissários de bordo, motoristas, trabalhadores de companhias aéreas, embarcações, trens e tripulação em geral.
Visto em razões médicas/de saúde: destinados aos pacientes que vão realizar um tratamento médico, diagnóstico, exame ou internação em outro país. As pessoas que irão visitar o paciente no país em questão também precisam adquirir esse Visto.
Visto de atletas, artistas e com habilidade excepcionais: visto destinados aos profissionais com objetivos específicos nos Estados Unidos.
IMPORTANTE: todas as categorias listadas acima você poderá contar com a assessoria profissional da Mundial Vistos para te ajudar durante todo o processo. Clique aqui e agende o primeiro atendimento gratuitamente.