O que foi decidido
O Secretário de Estado dos EUA, em 08/04/2021, determinou que viagens de imigrantes, titulares de vistos de noivos (e), visitantes de intercâmbio, pilotos e tripulantes que viajam aos Estados Unidos para treinamento ou retirada, entrega ou manutenção de aeronaves são de interesse nacional para fins de aprovação de exceções sob as Proclamações Presidenciais geográficas do COVID (9984, 9992 e 10143). Essas proclamações restringem a entrada de indivíduos fisicamente presentes, no período de 14 dias antes da tentativa de entrada nos Estados Unidos, na República Popular da China, República Islâmica do Irã, Espaço Schengen, Reino Unido, República da Irlanda, República Federativa do Brasil, ou República da África do Sul.
Exceções de interesse nacional para imigrantes e noivos
Em 8 de abril de 2021, foi determinado que viajantes com visto de imigrante ou noivo (e) são de interesse nacional para fins de concessão de exceções nas proclamações geográficas do COVID. Os postos de processamento de vistos de imigrante podem conceder vistos de imigrante e de noivo (e) a candidatos que de outra forma seriam elegíveis, não obstante, essas proclamações.
Os requerentes de visto de imigrante e noivo presentes na África do Sul, Brasil, Espaço Schengen, Reino Unido, República da Irlanda, República Popular da China e República Islâmica do Irã devem consultar o site da embaixada ou consulado mais próximo que processa vistos de imigrante para verificar quais serviços de visto estão disponíveis atualmente, já que o volume e o tipo de casos de visto que cada posto consegue processar, dados os impactos em curso da pandemia COVID-19, dependerá das circunstâncias locais. Nos postos onde o processamento de visto de imigrante está disponível, os vistos de imigrante serão priorizados conforme a orientação do Departamento sobre a retomada gradual dos serviços de visto. Uma embaixada ou consulado irá retomar todos os casos de visto de rotina apenas quando for seguro fazê-lo e os recursos adequados estiverem disponíveis. À medida que as condições locais melhorarem, nossas missões começarão a fornecer serviços adicionais, culminando eventualmente em uma retomada completa dos serviços de visto de rotina. Não podemos fornecer uma data específica para quando cada missão retomará os serviços de vistos específicos. Os candidatos devem monitorar os sites das embaixadas e consulados para atualizações sobre a disponibilidade de serviços de visto.
Após atender à demanda por serviços para cidadãos dos EUA, as embaixadas e consulados continuarão a priorizar os familiares imediatos de cidadãos dos EUA, incluindo adoções internacionais e cônjuges e filhos menores de cidadãos dos EUA, bem como noivos de cidadãos dos EUA e certos imigrantes especiais.
Exceções de interesse nacional para determinados visitantes de intercâmbio
Em 8 de abril de 2021, o Secretário de Estado determinou que as viagens de certos visitantes de intercâmbio são do interesse nacional para fins de concessão de exceções sob as Proclamações Presidenciais geográficas do COVID. Com base na determinação do Secretário, exceções de interesse nacional sob estas proclamações podem ser aprovadas para as seguintes categorias de viagens:
• Viagem de au pair para cuidar de um cidadão americano menor, LPR ou não imigrante em situação legal, quando a au pair possui habilidades especiais exigidas para uma criança com necessidades específicas (por exemplo, medicina, educação especial ou linguagem de sinais).
• Viagem de au pair que impeça um cidadão americano, residente permanente legal ou outro não imigrante em situação legal de se tornar um responsável pela saúde pública ou sob a tutela do estado ou de uma instituição médica, ou outra instituição pública financiada.
• Viagem de au pair para fornecer serviços de creche para uma criança cujos pais estejam envolvidos com o fornecimento de assistência médica a indivíduos que tenham contratado COVID-19 ou pesquisa médica nas instalações dos Estados Unidos para auxiliar os Estados Unidos a combater a pandemia de COVID-19.
• Viagem para um programa de intercâmbio conduzido de acordo com um MOU, Declaração de Intenções ou outro acordo ou arranjo válido entre um governo estrangeiro e qualquer entidade governamental federal, estadual ou local nos Estados Unidos que se destina a promover os interesses nacionais dos EUA, se o acordo ou acordo com o governo estrangeiro estava em vigor antes de 24 de junho de 2020.
• Viagem de estagiários e trainees em programas patrocinados por agências governamentais dos Estados Unidos (aqueles com um número de programa começando com “G-3” no formulário DS-2019): um visitante de intercâmbio participando de um programa de visitante de intercâmbio no qual ele ou ela será hospedado por uma agência governamental dos EUA e o programa apoia a recuperação econômica imediata e contínua dos Estados Unidos.
• Viagem por Professores Especializados em Instituições Educacionais Credenciadas com um número de programa começando com “G-5” no Formulário DS-2019: um visitante de intercâmbio participando de um programa de intercâmbio no qual ele ou ela ensinará em tempo integral, incluindo uma parte substancial que é pessoalmente, em uma instituição educacional de ensino fundamental ou médio credenciada de operação pública ou privada, onde o candidato demonstra capacidade de fazer uma contribuição especializada para a educação de alunos nos Estados Unidos. Um candidato a “professor especializado” deve demonstrar proficiência em língua estrangeira nativa ou quase nativa e a capacidade de ensinar sua(s) disciplina(s) designada(s) nessa língua.
• Viagem em apoio a objetivos críticos de política externa: inclui apenas visitantes de intercâmbio que participam de um pequeno número de programas de intercâmbio que atendem a objetivos críticos de política externa.
Os viajantes dessas categorias que desejam visitar os Estados Unidos e têm um visto válido na classe apropriada, ou que desejam solicitar um visto e acreditam que podem se qualificar para uma Exceção de Interesse Nacional, devem entrar em contato com a Mundial Vistos da sua preferência.
Exceções de interesse nacional para pilotos e tripulações aéreas que viajam para treinamento e retirada, entrega ou manutenção de aeronaves
Em 8 de abril de 2021, o Secretário de Estado determinou que as viagens de pilotos e tripulantes para treinamento ou retirada, entrega ou manutenção de aeronaves são do interesse nacional para fins de concessão de exceções sob as Proclamações Presidenciais geográficas. Isso inclui indivíduos que estão viajando para os Estados Unidos para treinamento ou retirada, entrega ou manutenção de aeronaves com os vistos B-1 / B-2, B-1 ou M-1, ou autorizações do Programa de Isenção de Visto. A determinação também cobre certos dependentes M-2 quando o treinamento necessário do diretor é de quatro semanas ou mais. O acesso de pilotos qualificados e outra tripulação aérea essencial à manutenção da aeronave, bem como ao treinamento em simulador, educação continuada, como verificações de proficiência e outros cursos de certificação de segurança vital oferecidos nos Estados Unidos, é um componente importante da segurança do céu. Portanto,
Os requerentes de visto serão considerados para uma exceção no momento da entrevista. Os viajantes que já possuem vistos válidos ou autorização do Programa de Isenção de Visto e acreditam que atendem aos critérios de exceção devem seguir os procedimentos estabelecidos no site da Embaixada / Consulado onde seu visto foi processado ou próximo a sua residência para consideração de uma exceção sob as Proclamações Presidenciais geográficas.