Pelo Mundo
UCRÂNIA
Em 30 de dezembro de 2011 entrou em vigor o Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da Ucrânia sobre Isenção Parcial de Vistos, assinado em Kiev, em 2 de dezembro de 2009. Ele estabelece, em seu Artigo1, a desnecessidade de vistos em passaportes válidos para entrar, permanecer, transitar e sair do Estado da outra Parte Contratante para fins de turismo e negócios. Essa isenção é válida para períodos de até 90 (noventa) dias, durante um intervalo de 180 (cento e oitenta) dias, contado da data da primeira entrada (Artigo 2). Para ingressar na Ucrânia o brasileiro (quem viaje por motivo diferente de turismo ou negócios, ou para período superior de 90 dias), apátrida ou estrangeiro com condições de visto temporário ou permanente no Brasil necessita obter visto de entrada. O visto de entrada pode ser concedido pela Seção Consular da Embaixada da Ucrânia em Brasília ou pelo Consulado Geral da Ucrânia no São Paulo e, quando autorizado pelo Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, por seus escritórios nos Pontos de Imigracao Aeroportuária, Tráfego Internacional Maríitimo e Terrestre. Cidadãos de países com os quais a Ucrânia tem acordos de isenção de vistos podem entrar, sair ou transitar pelo território da Ucrânia sem vistos independentemente do país de procedência.

 

Informações Especiais

Diante dos possíveis riscos relativos ao quadro de segurança nas províncias de Kharkiv, Donetsk e Lugansk, a Embaixada recomenda aos turistas e cidadãos brasileiros residentes na Ucrânia que evitem as viagens de caráter não essencial àquelas regiões. A Embaixada recomenda, ainda, que turistas e cidadãos brasileiros residentes evitem, em todo o território ucraniano, áreas onde possam ocorrer manifestações. A Embaixada permanece à disposição para eventuais orientações a brasileiros, por correio eletrônico ou telefone. Reitera-se, ainda,o pedido de que cidadãos brasileiros residentes na Ucrânia mantenham seu cadastro atualizado no setor consular da Embaixada.

Correio eletrônico: consular.kiev@itamaraty.gov.br Telefones: +38.044.425.9364 ou +38.044.425.9540.

Em situações de emergência, fora do horário de funcionamento da Embaixada, o telefone do Plantão Consular para assistência a brasileiros é: +38.050.384.5484.